-
Arquitetos: NULA.STUDIO, PALMA
- Área: 200 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os escritórios de arquitetura Palma (México) e NULA.STUDIO (Madri) uniram-se para dar forma ao Fake Realness, um espaço que explora os limites da realidade e da ficção material. Sua proposta conjunta é uma instalação dentro da feira de arte contemporânea URVANITY que investiga a criação de novos materiais com a ajuda da TARKETT e valoriza os elementos por meio dos quais a evolução tecnológica e a reciclagem infinita questionam diretamente a percepção do artificial.
A aparência rochosa do vinil, uma espécie de granito reinterpretado, contrasta com a leveza das peças: cortinas de dois milímetros de espessura que levitam sobre um triturado do mesmo material. Este triturado é a origem do material, mas também o seu destino, já que, no final da exposição, tudo será reciclado e triturado para voltar a ser, muitas vezes, o mesmo vinil.
A equipe de Palma (lIse Cárdenas, Regina de Hoyos, Diego Escamilla), originalmente localizada na Cidade do México e hoje multilocalizada digitalmente, foi considerada pela Wallpaper* como uma das 20 práticas emergentes mais relevantes do mundo em 2021, ano em que também receberam o League Prize da The Architectural League de Nova York.
NULA.STUDIO (Laia Cervelló e Miguel Fernández-Galiano), com escritório em Madri, acredita no design como motor de transformação social e concentra sua prática na experimentação baseada no respeito ao existente, seja à cidade como na reabilitação da prefeitura de Foios em Valência ou à paisagem como no Centro Cívico de Xoane em Corunha.